Importância do profissional manter-se atualizado e competitivo no mercado de trabalho

Por Christianne Sauá Xavier, www.administradores.com.br

Você já parou para pensar como se sente um sapo numa lagoa? Ele fica lá por horas, confortável, se a água esquentar muito, ele nem percebe e pode até morrer assim, e morrer feliz. Estar acomodado, deixar as coisas como estão para ver como é que ficam, são os grandes empecilhos quando pensamos em uma carreira. Temos nos deparado com profissionais com sólida experiência profissional e que se veem em frente a um comunicado de demissão.

Pensam “como pode isto estar acontecendo comigo depois de tantos anos de dedicação? Uma reestruturação agora e eu não atendo mais aos requisitos da empresa? Não me enquadro mais no quadro de funcionários?”. E somente aí o profissional começa a ter a percepção de como está o mercado e o que fez ou deixou de fazer com sua carreira. Sempre o que vemos são profissionais que, por uma certa dose de acomodação, não fizeram uma leitura dos sinais que estavam sendo dados a ele, deixaram de investir em si próprios, na sua atualização profissional e no desenvolvimento de competências necessárias a um cargo futuro.

Afinal de contas, sempre foi fácil deixar as rédeas de sua carreira nas mãos dos outros. Para evitar situações como estas, seguem alguns pontos para sua reflexão e que poderão te dar dicas do quão fácil ou difícil será sua inserção no mercado. Você tem analisado como está seu currículo e sua área de atuação? Seu currículo é competitivo e sua área de atuação está em alta ou baixa demanda? Seu currículo é pouco competitivo e sua área de atuação está em baixa demanda? Caso seu currículo seja pouco competitivo, você pode aprimorar sua formação, fazer novo curso de graduação e/ou especialização, adquirir fluência em um idioma e buscar novas experiências profissionais.

O mercado de trabalho é implacável com relação à ausência de um investimento no seu autodesenvolvimento, lembre-se: você sempre estará competindo com muitos outros. Você tem solicitado feedback e aprendido com ele? Buscar a informação e percepção do seu gestor, de seus subordinados, de seus clientes e fornecedores poderá dar bons indícios de como você está sendo visto e o que necessita aprimorar, e isto contribui muito para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Lembre-se de que deve buscar um feedback franco e pontual, esteja aberto e receptivo ao que será dito, pense a respeito e evite ficar na defensiva. Entenda que deve fazer algo para reverter a percepção do outro. Feedback salva carreira!

Quando pensamos em carreira, é necessário fazer planos e sonhar, saber o que quer da sua vida pessoal e profissional e analisar o que precisa fazer para chegar lá e fazer acontecer. Devemos analisar o momento atual de carreira e buscar entender quando é a hora de buscar ou não uma nova oportunidade. Uma dica é analisar há quanto tempo está no mesmo cargo e empresa. Está tendo crescimentos na carreira? Quando digo crescimento, não é só financeiro, mas também se está aprendendo coisas novas. Tome as rédeas da sua carreira e boa sorte!!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>