Alimentos e dicas para melhorar a concentração

Basta um pequeno estímulo chamar nossa atenção e pronto! Lá se vai a concentração. A nossa mente dispersa por vários motivos, dentre eles, o estresse, a ansiedade, a má alimentação, o cansaço, a insônia e até alguns medicamentos podem interferir.

Entretanto, você pode redobrar a atenção. Tome atitudes simples como eliminar o que a distrai enquanto trabalha ou estuda, praticar exercícios e consumir alimentos que turbinam o cérebro.

Comece em casa, com uma boa alimentação. Adicione ao cardápio brócolis, couve-de-bruxelas, salsa e espinafre, que contêm ácido fólico que favorecem o desempenho cognitivo, além de cereais integrais, fundamentais no processo de troca de informações entre os neurônios.

Prepare sua comida com azeite de oliva extravirgem, óleo de canola, de girassol ou de linhaça, que ajudam a fortalecer a memória. Incremente a refeição com óleo de peixe (sardinha ou salmão) que melhora a concentração, ativa a memória e previne doenças cerebrais. Se não gosta de peixe, outra fonte de ácidos graxos Ômega 3 são os abacates.

Além de ser fonte de antioxidantes e até de combater a celulite, a pipoca (não a de micro-ondas) é grande aliada para manter o cérebro em alerta, pois fornece vitaminas B6, B12 e E, deixa o raciocínio mais rápido e amplia a capacidade para memorizar informações.

Evite consumir cafeína ou açúcar. Mais de duas xícaras de café por dia ou açúcar em excesso pode deixá-lo nervoso e até incapaz de concentrar-se.

Invista em frutas, em especial mirtilos. Essa é considerada uma das frutas mais saudáveis para a função cerebral e que ajuda a proteger o cérebro da doença de Alzheimer.

Com a ajuda de uma agenda, organize sua rotina diária. Antes de iniciar o processo, faça um pequeno lanche ou hidrate-se.

Descanse por alguns minutos. E não se esqueça de respirar profundamente, para relaxar o corpo. Praticar um exercício como yoga ou meditação ajuda a acalmar a mente se você estiver passando por um período estressante.

 

 

Fonte: M de Mulher

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>