Veja 7 lições de empreendedorismo tiradas da história do Superman

 

Henry Cavill vive o novo Super-Homem em “O Homem de Aço”. O desafio era fazer um Superman mais realista. Um Superman que existisse no mundo real?, disse David S. Goyer, roteirista dessa nova aventura cinematográfica dirigida por Zack Snyder.

Apesar de ter sua história contada diversas vezes em quadrinhos, séries de TV e em filmes, o Superman continua atraindo fãs. Prova disso é de que o filme “Homem de Aço“, que conta a origem do super-herói, arrecadou cerca de US$ 125 milhões (R$ 283 milhões) em sua estreia nos cinemas norte-americanos no mês passado. O filme estreia hoje no Brasil.

A trajetória de sucesso do super-herói não apenas entretém, mas também traz lições de empreendedorismo, segundo consultores de negócios e empresários ouvidos pelo UOL.

Veja abaixo as sete lições de empreendedorismo que podem ser extraídas da história do Superman:

1 – Ter responsabilidade social

Pierre Mantovani, sócio do site de entretenimento Omelete, diz que o Superman é admirado por sua preocupação em ajudar as pessoas. Ele diz que os empreendedores devem ter esse objetivo para fazer sucesso.

“O dono de um negócio deve estar focado em melhorar a vida das pessoas. Ele tem de trabalhar com ética e respeito pela comunidade em que está inserido, pelos clientes e funcionários”, declara.

2 – Ser determinado

Carlos Alberto Sauandag, diretor da CAS Stands, empresa fabricante de estandes para feiras e eventos, diz que a vida do empreendedor se assemelha ao do Superman quando ele enfrenta perigos e batalha.

“Mesmo frente às dificuldades, o empreendedor não desiste, arrisca tudo para vencer o inimigo porque ele acredita no seu ideal. O empreendedor tem uma obstinação incrível. Ele não cede! Alguém se lembra do Clark Kent desistindo ou ignorando um pedido de ajuda? Tenho certeza de que não!”

3 – Ter percepção aguçada

Sauandag diz, também, que quem possui negócio próprio é capaz de desenvolver poderes parecidos com os do super-herói.

“O empreendedor aprende a desenvolver uma percepção aguçada, olhos e ouvidos ficam atentos a tudo. Ele passa a prestar atenção a todos os detalhes, o que é fundamental para identificar novas oportunidades, ou a hora de bater em retirada e recomeçar.”

4 – Equilibrar vida pessoal e profissional

Wagner Oliveira, diretor geral da Woli Consultoria e Treinamento, diz que equilibrar a vida pessoal com a profissional é um desafio para os empreendedores, assim como é para o Superman.

“Muitas vezes, a vida pessoal do super-herói sofre prejuízos por causa de seu compromisso com a vida profissional. O mesmo acontece com quem tem negócio próprio. O empreendedor tem de tentar conciliar e aprender a conviver com as angústias que, às vezes, isso gera”, declara.

5 – Conhecer outros universos

Elaine Rodrigues, da consultoria empresarial Gabinete Jurídico, diz que, da mesma maneira que o Superman pode voar pelo universo e conhecer outras galáxias, o empreendedor não deve focar apenas no segmento econômico em que sua empresa atua.

“O empresário não pode se confinar na sua especialização. Uma visão generalista dos segmentos econômicos pode ampliar o raio de visão e de prognóstico, o que auxiliará, sem sombra de dúvida, no planejamento do negócio.”

6 – Ter compradores

José Augusto Wanderley, autor do livro “Negociação Total – Encontrando Soluções, Vencendo Resistências e Obtendo Resultados”, diz que o sucesso do Superman não se deve aos seus superpoderes ou ao fato de ele ser um defensor da Justiça.

“Ele faz sucesso porque as pessoas gostam e consomem suas histórias. Para que isso continuasse acontecendo, o Superman sofreu várias alterações e passou por várias fases. Isto vale para um empreendedor. Uma empresa só terá sucesso se tiver compradores para seus produtos ou serviços”, afirma.

7 – Conhecer seu ponto fraco

Assim como o Superman tem a kryptonita –material proveniente de seu planeta natal– como seu ponto fraco, as empresas também possuem os seus.

“Um empreendedor deve estar atento a todos os elos da corrente da sua empresa, ou seja, é importante ter uma visão sistêmica. Ele deve considerar qualquer situação tendo em vista o elo mais fraco”, declara Wanderley.

 

 

Larissa Coldibeli
Do UOL, em São Paulo

12/07/2013

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>